quinta-feira

Convento da Arrábida - Portugal

A serra da Arrábida é um dos sitios de Portugal que apresenta uma das paisagens mais belas, onde serra e mar se completam numa união harmoniosa que convida ao silencio, à contemplação e ao retiro como foi o objectivo deste msoteiro construido nas escarpas da serra. Os monges franciscanos permaneceram neste convento durante mais 4 seculos. A pobreza e o voto de silencio era o que caracterizava esta ordem religiosa. A ordem dos Franciscanos foi extinta por decreto real. Vale a pena visitar este convento que permanece tão isolado e misterioso como há seculos atras. O portão está encerrado . Existe uma campainha que ao ser tocada nos dá uma resposta pela voz do Senhor Quirino ( conservador do convento) que nos diz para caminhar-mos até lá abaixo. Uns largos metros abaixo começam os edificios do convento. Aqui ficam algumas imagens deste património portugues.


Entrada

Entrada do convento

Imagem do interior do convento


Forno onde era cozido o pão


Vista do interior do convento. Ao longe o mar.

O refeitório

Olhos vendados, silicio á cintura, os pés em cima da serpente que significa o mal do mundo do qual os franciscanos se quizeram isolar no Sec. XVI. Uma estatua de um frade fanciscano.

A igreja, muito despojada de adornos, como era o desejo dos franciscanos, que ao que parece apenas possuiam o hábito e uma manta.
Esta parte foi restaurada e serve para organizar eventos, muitas vezes da classe politica.

Vistas exteriores da serra a partir do convento.








1 comentário:

Anónimo disse...

Creio que falta a esta página fotos mais detalhadas do convento e, principalmente, uma história mais minuciosa.