quinta-feira

Punta Cana - República Dominicana

Nas férias de Verão gostamos de rumar a destinos tropicais. O ano passado, fizemos uma viagem muito a agradável a Samaná na República Dominicana onde passamos sete noites que depois de descontados os dissabores do Jet Lag nos soube a pouco. Mas como as viagens compradas em Portugal são muito mais caras, começamos a comprar na vizinha Espanha. Só que, comprando lá temos que apanhar o avião no aeroporto de Barajas. A vantagem é que se consegue estar mais tempo por menos dinheiro. Já fizemos a experiência de deixar o carro no Parque de Longa Estância , mas desta vez fomos um dia antes num voo de baixo custo, alugamos um hotel por uma noite ( esse hotel tem transporte á disposição dos clientes para o aeroporto a qualquer hora) e no outro dia partimos rumo a Punta Cana.
Uma das surpresas menos boas desta viagem tem a ver com a qualidade do alojamento ( Ifa Villas Bávaro Resorts) e da comida. Os quartos têm pouco conforto, os colchões são quase pré-históricos e o ar condicionado faz um ruido insuportável, aspecto muito desagradável, uma vez que durante a noite tinhamos que o desligar para conseguir dormir, tornando-se desagradável pelo excesso de calor que por lá faz, como devem saber.
Em relação à comida, ao fim de uma semana começamos a verificar que todas as saladas frias e sopas eram aproveitamentos dos dias anteriores, o que em organismos mais sensiveis dava origem a diarréias. O resto da comida era fresca e agradável, bem confeccionada.
O serviço é bom.
Os jardins e piscinas ( 3 no total) são muito agradáveis e a praia é muito bonita apesar de estar repleta de desportos náuticos o que limita o sossego de quem só procura usufruir da paisagem e da água quente.


Aspecto da piscina principal visto dos alojamentos ,onde acontecem as animações ( aeróbica, etc)


Como acima de tudo gostamos de conhecer o que existe fora do hotel, pessoas, cultura etc, fizemos o máximo de excursões que a nossa bolsa nos permitiu. A primeira foi ao Manati Park, um zoológico com animais da ilha e com exposição de uma aldeia Taino ( indios locais dizimados pelas tropas de Colombo aquando da descoberta da ilha). O fosso das iguanas foi uma das nossas visitas a troco de uma gorgeta de 5 dolares a um tratador. Quase fui mordido, é que os bichos só conhecem o tratador.
Outro aspecto muito diferente da viagem a Samaná foi o facto de em Punta Cana toda a gente pedir dinheiro para tudo. Enquanto que em Samaná esse hábito não existe e as pessoas são simpáticas naturalmente, aqui se alguém se ri para nós , ou nos vai pedir algo ou tentar vender . Se não acedermos ao seu pedido, caso dos fotografos que acompanham as excursões, mudam de atitude e chegam a ser inconvenientes.





Lagarto minúsculo a apanhar sol numa folha ( Manati Park)


Demónios Tainos para afastarem os forasteiros à entrada da aldeia.





Demónio grande.






Demonstração da arte equestre no Manati Park.







Embarque para a ilha Saona. Vale a pena passar um dia nesta ilha paradisiaca, onde ainda não existem construções. O transporte até ao Catamarin que faz a viagem de cerca de 1h 30m, é feito de lancha.


Ei-lo! Uma hora e meia de muita musica e animação durante a viagem para quem aprecia. Uma caracteristica que não apreciamos muito, uma vez que impede o apreciar a natureza devidamente pelo excesso de barulho. Mas há quem goste e são as regras de funcionamentto por aqui, por isso há que respeitar.


A primeira vista da ilha Saona. Um espectáculo de verde esmeralda e areia branca.


Ao longe ( não muito) cai uma tempestade. Um paraiso com água a mais de trinta graus. Um convite ao banho .

Outra imagem da ilha.


Idem.


Idem

Idem.

Idem

Peixes tropicais na Ilha Saona


Rio Chavon, uma passagem para os Altos de Chavon, uma das zonas mais ricas e bonitas da zona.

Um milionário, creio que Italiano, construiu esta casa de campo para a sua amada há muito tempo. Na construção utilizou coral. Tudo é feito com coral, desde o chão das ruas, às casas.

Alto de Chavon, uma rua.
Anfiteatro Romano. Aqui nada falta.
Uma réplica da Fonte de Trevi.

Uma imagem do cimo da constução. Ao longe selva e o rio lá embaixo.







Aspecto do largo da Igreja

Lá embaixo o rio Chavon.
Ao fundo o campo de golfe mais caro do mundo ( Casa de Campo).



Aqui, nesta esplanada de café, uma simples garrafa de água pequena custa apenas...50 dólares. Turismo para milionários num país em que o salário razoável ronda os 200 dólares, mas se for empregado da industria hoteleira, ao que parece são os salários mais altos.



Vista do rio.

Praia do Resort Villas Bávaro.
Ao longe as montanhas onde fomos visitar uma plantação de café e cacau.


Casas de campo tipicas do cidadão pobre.

Plantação de cana de açucar. Aqui trabalham sobretudo haitianos a troco de casa, comida, escola para os filhos e um salário de miséria.


Um talho de rua. A carne e os enchidos são expostos sob uma sol abrasador. Só vimos igual em Marrocos.

Fruto de cacau.



Aspecto da montanha.

Ao meio dia é hora de descanso. O trabalho no campo começa às cinco da manhã e é imterrompido entre as onze e as catorze, hora em que o calor é insuportável.



Um passeio a cavalo, mais um objectivo para ganhar dinheiro. No final tinhamos à nossa espera uma garrafa de rum com a nossa fotografia a montar. Quase obrigatório comprar, uma vez que a recusa era motivo para discussão. Passivel de negociar, mas um preço exagerado para quem já pagou a viagem não espera, como nós não esperavamos comprar mais nada. Enfim...são aspectos que temos que tolerar para ver mais do que o espaço do resort.

Uma árvore com frutos.

Um rio. Lá embaixo um homem a nadar. Os Dominicamos gostam mais de se banharem nos rios, segundo nos disseram.

Vista da praia Macao. Uma praia lindissima.

Praia do Resort.

A praia dos Resorts são lindas. Muitas palmeiras de cocos e areia branca. Apenas o tráfego intenso de barcos de toda a espécie estraga o ambiente. Mas aqui tudo é negócio.


A praia vista do mar.


Idem.Idem

Idem.

A praia.



Este Resort tinha alguns aspectos agradáveis como já referimos. No espaço dos jardins circulam em liberdade, galinhas, patos, perus, pavões e flamingos. Esta é uma imagem de uma galinha de água do lago do hotel.

Uma das piscinas.

As férias chegaram ao fim. Ei-nos de volta a Madrid, fazendo o mesmo percurso para regressar a Portugal.
Recomendações a quem viajar para lá : Leve dólares em notas pequenas, pois nunca tem troco. Leve "Imodium" para eventuais diarréias, e "Prinperan" para os vómitos caso fique sensivel à alimentação. Prepare-se para ser assediado fora do Resort e na praia para comprar tudo o que possa imaginar.

1 comentário:

Anónimo disse...

When someone writes an piece of writing he/she keeps the plan of a user in his/her mind that how a user can be aware of it.
Thus that's why this piece of writing is amazing. Thanks!

Also visit my web blog; cost of dental implants