sábado

Férias na Neve - Andorra

Andorra é um pequeno país Europeu situado num enclave nos Pirenéus entre o nordeste de Espanha e o sudoeste de França. O principado é hoje um país prospero devido ao aumento do turismo nas ultimas décadas, principalmente turismo de desporto, neste caso o sky.
Andorra la Vella, a capital, é uma cidade simpática, situada num vale entre montanhas. Em Dezembro tudo está gelado e até os repuchos das fontes gelam.
Há várias formas de chegar a Andorra: de carro, uma longa viagem, cansativa e em que é melhor levar mais condutores.
Outra forma, a que nós adoptamos, é de avião. Compramos viagem na easyjet com rumo a Toullose, França, cidade situada a cerca de 180Km de Andorra. Alugamos um carro pela net, numa das muitas empresas sediadas no aeroporto. Optamos por fazer a viagem desta forma, um pouco para ficar a conhecer melhor aquela zona de França. Outra opção é apanhar avião para Barcelona, mais perto e onde o aluguer dos carros é muito mais barato.

O tema dominante nesta época do ano, Dezembro depois do Natal, é a neve e quase toda a gente logo de manha sai à rua com fatos de neve. O objectivo de muitos é praticar sky. Se ainda não possui roupa de neve e está a pensar adquirir lá por imaginar ser mais barato, por ser zona livre de impostos, não faça isso. Á excepção dos grandes centros comerciais, situados fora da cidade, os preços são altíssimos. Mesmo nesta época que costuma ser de saldos, os preços são para bolsas bem recheadas. Por isso, o nosso conselho é que leve de cá o necessário para se proteger do frio se pensa em ir praticar sky.
Como já dissemos Andorra é um sitio caro, como tal até o aluguer do equipamento é caro. Não alugue pela internet. Nas estâncias de ski existem lojas que alugam equipamento, pela net e no local. O preço é sempre muito alto. O truque é alugar skis e botas nas lojas de beira de estrada, nas aldeias mais isoladas, mas perto das estâncias. O aluguer é muito mais barato e o serviço muito melhor. Passando a caminho da estância aluga o equipamento e no final do dia no regresso entrega-o. Muito simples.

Arinsal é uma estância simpática , com um ambiente muito bom, onde se cruzam quase todas as nacionalidades. Crianças de tenra idade ( 2 3 anos) até pessoas acima dos 70, todos se divertem com a pratica desta modalidade.


Pal é a nossa estância preferida. O acesso muito fácil ás pistas de aprendizagem ( ao contrario de Arinsal) torna esta estância um lugar muito frequentado. É interessante observar a mancha de cor em contraste com o branco da neve. Um ambiente descontraído e salutar. O acesso às pistas ( forfait) não é barato nesta zona. Por isso será preferível encontrar outra estância nesta zona de França, mais barata certamente. Em Dezembro próximo iremos estar noutra estância em França, cujos preços são muito menores que em Andorra e fica apenas a 40 km de lá.




2 comentários:

Aluguer de Carros disse...

Sítios lindos para passar férias. Andorra, Maiorca... mas fiquei impressionado como os preços das coisas são caros. Nunca pensei que fosse tanto.

Anónimo disse...

Bom dia. Estou pensando em viajar para lá. Você poderia informa o nome da estação de esqui francesa que fica a 40km?
Obrigada, gostei muito das suas informações.