domingo

Mallorca (Espanha)

Maiorca é um destino muito procurado por alemães, russos e ingleses. Junto à costa torna-se um verdadeiro inferno pela sobrelotação dos hotéis e praias. Foi a primeira vez que vistamos esta ilha. Em ano de crise pensamos optar por destinos pouco dispendiosos. Pois bem o barato saiu caro. Uma viagem de 10 dias em que iríamos gastar 900 euros (dois adultos e uma criança) com alojamento, voos e meia pensão, ficou no triplo. Porquê? Tudo em Maiorca é paga a preço de ouro. Para terem um exemplo uma garrafa de água de 0,50l custa 3 euros. Portanto, quem pensa que vai gastar pouco engana-se. Voamos pela Ibéria e alugamos um carro no aeroporto para nos deslocaremos pela ilha. Ficamos alojados na zona oriental da ilha num hotel de 3 estrelas, sobre lotado e com quartos sofríveis.
Palma de Maiorca, a capital, é uma cidade agradável, como todas as cidades espanholas, cheia de vida e com inúmeras ofertas comerciais. Em plena Praça Maior os artistas de rua sucedem-se nas mais variadas especialidades.
A paisagem costeira é de facto linda. Maiorca é uma ilha grande, que nos faz ter a sensação de estarmos em terra continental. As praias são pequenas na sua maioria, mas muito bonitas. O único senão é a sobrelotação nas que estão próximas dos hotéis.
Uma alternativa às praias apinhadas de pessoas são os passeios na montanha e pelas cidades mais rurais. A montanha reserva surpresas agradáveis: piscinas com água da montanha, animais e aves diversas são uma combinação agradável aos sentidos.


A Sé Catedral em Maiorca é um belissimo monumento que vale a pena visitar. Ao fundo tem em exposição uma escultura de António Gaudi.

Barcos de cruzeiro passam por Palma de Maiorca diariamente.
Porta da Catedral.
Ruas circundantes da catedral-
Um pormenor de uma porta. As ferragens são em prata.

Artista de rua na Praça Maior.

Uma praia da zona norte.
Um aspecto de uma vila serrana.
O interior da ilha esconde verdadeiros tesouros. Mercados e feiras de artesanato onde se podem adquirir boas frutas e peças de joalharia interessantes. Maiorca tem fama pelos seus mercados e feiras.
A ilha tem uma paisagem rural lindíssima, em certas zonas idêntica ao Algarve português, repleta de amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras. O mesmo legado deixado em Portugal pelos árabes. Também aqui a ocupação árabe deixou a sua marca.


Uma imagem da piscina do hotel em que ficamos. Impossível usa-la antes das 19 horas. Por voltas das 8 da manha a comunidade inglesa ocupava todos os espaços livres da piscina. Como também não gostamos de permanecer muito tempo num local, sobretudo de férias, saiamos de manha e voltávamos para jantar. Assim conseguimos visitar toda a ilha nos dez dias que ficamos.


Um destino que dificilmente iremos repetir. No entanto vale a pena visitar pelas suas paisagens e clima muito agradável, inclusive a agua do mar, quente e límpida. Quem optar por este destino, alugue um carro (cerca de 300 euros para dez dias) e percorra a ilha. Tem paisagens, sobretudo no norte, deslumbrantes. Outro conselho é optar por hoteis rurais em vez de hoteis costeiros. Os hoteis rurais tem psicina e a vantagem de terem mais calma e sossego. Os hoteis costeiros, na zona de Magaluf e Cal Dor, a riviera de Maiorca, estão sempre apinhados no verão. Se for com meia pensão, opte por comprar comida nos supermercados e fazer uma refeição mais leve durante o dia, porque o preço das refeições nos restaurantes ronda os 20 euros por pessoa.

3 comentários:

feluissilva disse...

muito bom, parabens!

feluissilva disse...

muito bom, parabens!

Anónimo disse...

Hеllο! Thiѕ іs my first vіsit to youг blog!
We are a collесtіon of vоlunteeгs аnd staгting а new project іn
а community in the same niche. Υοur blοg ρroѵided us
bеneficial іnformаtion to work on.
You haѵе donе a marvellous јob!


my wеblog - whitianga resort