quarta-feira

Bangkok - Palácio Real


Visitar o Palácio Real é obrigatório. A beleza e opulência dos materiais usados dá-lhe um brilho de pedra preciosa. A minúcia do revestimento das paredes, feita de ladrilhos brilhantes, com apenas 1 cm quadrado, deixa adivinhar o tempo que levou a construir.
A melhor forma de chegar ao palácio é de taxi. Encontra pontos de taxi em quase todas as ruas movimentadas. Os tuk-tuk é outra forma de se deslocar na cidade, no entanto dada a sua dimensão não é aconselhável, sob pena de ir parar a um lugar que não conhece, apenas para lhe extorquírem mais dinheiro.
Um conselho ao viajante. Nunca apanhe um taxi à porta do hotel. Os taxistas tem um acordo com os logistas para levar os clientes. Pode dar por si num sitio bem longe e sem ter forma de voltar. Não lhe fazem mal, mas causa um grande incomodo.
Apanhe um taxi na rua. Os taxistas percebem um minimo de ingles. Para facilitar a comunicação pode sempre usar o seu guia turístico, normalmente têm muitas imagens.
Cuidado na entrada do palácio, por vezes ocorrem pequenos roubos. Prepare-se para ser assediado por vendedores de todo o tipo de coisas. Basta manter-se firme e dizer que não, sempre com um sorriso. Este é o povo do "sorriso", nunca falam alto, nem mostram má vontade. Como são persistentes é difícil dizer que não.
Leve um chapéu ou um guarda sol para se proteger, nas horas de calor quase frita a pele. A melhor altura para visitar a Tailândia é na época das chuvas. O incomodo de apanhar algumas chuvas, compensa o facto de não ter um calor insuportável e muitos turistas por todo o lado.
O palácio Real faz um contraste interessante com os edifícios novos da cidade. O antigo coexiste com o mais moderno pacificamente, como quase tudo neste país.
Os trabalhos de reconstrução estão presentes em alguns templos do palácio. Buda tem aqui a sua casa e são imensas as estátuas por todo o palácio.
É "obrigatório" rezar ( não sei se este é o termo adequado) a Buda. Para isso é preciso deixar os sapatos na entrada dos templos. Cuidado, se forem bons e de marca pode ficar sem eles. Quando volta não os encontra na prateleira onde os deixou.

Continua no próximo post. Tem perguntas? Deixe na caixa de comentários. Responderemos de certeza.

Sem comentários: