sábado

Grécia - Ilha de Creta


Creta é a maior ilha da Grécia e do mar Mediterrâneo. Situa-se a sul do mar Egeu e segundo a lenda é ali que existe o Labirinto do Minotauro. A capital é Hiraclion.

Creta é uma ilha com um relevo muito entre cortado e montanhoso. O pico maia alto situa-se acima dois dois mil metros. A melhor forma de visitar a ilha é alugar um carro. Ainda existem boas praias quase desertas. É uma ilha cuja paisagem tem oliveiras, vinhas e pomares. Muito frequentemente também se vêem rebanhos de ovinos e caprinos. Nós optamos por alugar um carro, até porque na altura viajamos com uma criança muito pequena e o carro facilitava muito a nossa exploração da ilha. Cuidado com os condutores locais, conduzem de uma forma louca.
Ilha de muitos portos, em todas as pequenas cidades existem marinas onde é possível ver barcos de viajantes. Creta é um destino de marinheiros.
Knossos, em ruínas, deixa adivinhar outrora um civilização prospera, quando por cá ainda estávamos nas cavernas. Segundo a lenda é aqui que está o labirinto do Minotauro. Visita obrigatória. Leve chapéu e água. A temperatura em Creta no verão é muito quente.
Knossos
Idem
É um sitio muito turístico, e os visitantes são ás centenas.
A arquitectura nas pequenas cidades não é muito cuidada, são casas funcionais, lembrando um pouco as nossas construções algarvias, mais tradicionais.
As praias são lindíssimas, pequenas, quase sem gente, pelo menos as mais distantes das povoações e, quentes a lembrar as caraíbas.
A comida é muito saborosa e os gregos simpáticos dentro do normal. Não são servis, mas não são desagradáveis. Sentimo-nos bem em Creta, mas a Grécia é um destino muito caro, o que fez com que adiássemos a visita a outras ilhas. Nesta altura em que vivem uma crise económica enorme ainda é mais caro.

Shania é uma cidade portuária que faz lembrar Veneza. Situada a noroeste da ilha tem uma das praias mais famosas do mundo: a praia do Zorba, onde decorreram as filmagens de "Zorba, o Grego.
Praia do Zorba : agua quente e um sol abrasador.
Um aspecto da costa.

Shania.




Museu de Hiraclion. Vale a pena visitar este museu. O seu espólio é de facto muito rico e interessante.
Cuidados: Verifique sempre se o hotel que marcou está bem localizado, muitas vezes estão isolados em zonas limítrofes da cidade. Os transportes públicos não são muito frequentes por isso convém alugar um carro. Em todos os locais existem empresas de aluguer de carros. Os preços são competitivos, por isso verifique onde é mais barato. Se vai viajar para a Grécia, fique sabendo que vai gastar muito dinheiro.

1 comentário:

Alugar Barato disse...

Também acho que alugar um automóvel na Grécia. é uma excelente opção e barata. Que paisagens deslumbrantes.